segunda-feira, 3 de março de 2008

Uma questão de alma

Hoje pensei numa coisa um pouco intrigante, até triste. Tive a pensar sobre sentimentos e surgiu-me a pergunta:


Será que a dor nos afecta mais que o prazer?


A verdade é que pensando isto concluí que sim, pelo menos, no meu caso, acho que funciona assim. Vendo bem as coisas, quando tenho dor em mim ando com a alma vazia, parece que não como há anos, quando tenho prazer em mim ando feliz, preenchido, mas quando não chego a nada disto ando felizeco também, não tão preenchido, talvez, o dito normal, mas a verdade é que dou maior ênfase interior (não quero a culpa para mim) à dor que ao prazer.
Ainda eu dizia que era optimista e encarava a vida com alegria.
O problema é que a dor causa-me náuseas e mal estar profundo... o prazer causa-me preenchimento interior e euforia... Mas a que me lembro mais é da dor... que deixa marca a ferro quente... o prazer deixa saudade, tão linda! Enfim, é difícil pensar nisto a sério, e a resposta à pergunta também não é fácil, mas, para mim, neste momento, é sim.



Quando falo de dor, falo de mal estar, de mágoa, momentos dolorosos, quando falo de prazer falo de bem estar, alegria, ou melhor - momentos prazerosos.

3 comentários:

suse disse...

A dor dura, plo menos, mais do que o prazer. Talvez nos afecte mais por isso...

Anónimo disse...

Ola!
Sim, realmente a questão que colocas é extremamente díficil. Na minha opinião quando estamos a sofrer, parece-nos que a dor que sentimos se sobrepõe a tudo de bom que já vivemos.E quanto mais tempo sofremos mais isso nos afecta e afecta profundamente. Mas a pouco e pouco a dor vai-se desvanecendo e um dia vemos essa dor como uma lembrança longínqua, contudo todos os momentos de prazer que tivemos na nossa vida e que vamos ter,permanecem em nós tão presentes como se os estivessemos a viver. Acho que são os momentos de prazer que nos preenchem o coração e nos definem, os momentos de dor apenas servem para nos enfortecer e ensinar. A resposta que dou á tua questão é sim,a dor afecta mais do que o prazer quando estamos a sofrer.
Beijinhos

Ana Flor disse...

Confuso, mas verdadeiro :D
Tão fisolófico o Fabiola :D