quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Eureka!

A passagem do filme Rio Bravo no CCVF, em Guimarães, despertou cá em casa mais uma conversa sobre "có -bóis"! Falando com o meu pai, grande fá de John Wayne, tentávamos (eu e o meu irmão) saber como se brincava aos "có-bóis". Acho que o importante era mesmo inventar um nome, ou pegar num nome de um actor e representar o papel de bom da fita - O mata índios - "Có-Bói".
O meu pai parece que era o John Wayne - o que é um orgulho... se a memória dele for verdadeira e não romântica para pensar que fazia sempre de grande herói (ainda bem que não fazia de James Dean, senão gabava-se da beleza). O outro nome que ouvimos que nem sei se existe soa a "Johny Mula". Ou era o Manel - amigo do meu pai - que inventava nomes destes, como o mítico Johny Mula (atenção! Para mim passou a existir um Johny Mula), ou então existe alguém com um nome muito parecido com o sujeito em cima.

Mas a grande descoberta, a Eureka da noite, surgiu quando lhe perguntei:

"- Oh pai, onde é que era o faroeste?
" E responde-me o meu pai, com naturalidade e seriedade: - Era onde é o Estádio do Vitória."

Eia! Está percebido o sentido da coisa. Aquilo ainda agora é o faroeste, e faroeste que é faroeste não se livra da fama... Andam lá espíritos índios a voar e há cada vez menosJohn Waynes. Ainda ontem, foram só índios, mas o Rui Wayne Miguel conseguiu impor algum respeito, mesmo na cartuchada final... Menos mal. Calámos alguns índios, principalmente um que andava pelo meio do faroeste, vestido de amarelo! Bandido!

Na imagem: Moreno, Nuno Assis e Rui Miguel

1 comentário:

Rogger disse...

pois claro que marca a passagem por portugal! e muitas outras fotos quedan...
abraço amigo!
roger