terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Haiti e o Ensaio sobre a Cegueira


Hoje dei comigo a pensar nisto... Não foi a primeira vez que relacionei o Haiti com o Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago. Mas com a história de mais uma pessoa que foi descoberta, um mês depois, voltei a relacionar.
A cada história que se sabe, a cada motim ou a cada imagem que aparece das pessoas em luta por comida, pelos melhores lugares, e até pelas lutas para eliminar a concorrência, vejo o Ensaio sobre a Cegueira, mas com algo que não é comum: a cegueira. Também no livro, sempre pensei que a Cegueira era a forma menos chocante de dizer o que aconteceria com uma catástrofe ou com uma epidemia em qualquer sociedade organizada. No Haiti, temos visto cada vez mais exemplos de que o desespero leva a coisas inacreditáveis, tal como no livro...Felizmente que não é uma epidemia, e que o resto do mundo não os deixa lá ao abandono com medo de ficarem doentes. Numa coisa, isto foi melhor, que foi no facto de ter tido uma grande ajuda da parte do resto do mundo. Agora, falta perceber se será resolvido como o enlace do Ensaio sobre a Cegueira, com uma espécie de toque de magia, o que não me parece, efectivamente.

1 comentário:

Sandra Silva disse...

Fiz exactamente a mesma associação.

Infelizmente, é nestas condições (e mesmo noutras menos gravosas) que percebemos que o primitivismo ainda nos está muito intranhado nos genes e que a imagem sofisticada, intelegente e culta, muitas vezes não passa de uma capa/marcara!