quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Foi Deus?


Aconteceu agora mesmo.

Vindo para casa em mais um táxi - estou farto de gastar dinheiro em transportes - ouvia a Rádio Renascença, estação ligada na carripana do homem, e estava uma senhora a falar de experiências marcantes. Falava muito e entretanto meteu pelo meio uma história. Era mais ou menos assim:

Um dia caiu-lhe um estendal na rua e ficou tudo em pantanas. A roupa, o estendal... tudo. A senhora tinha um vizinho que vivia nessa casa há meio mês, um jovem com pouco mais de 18 anos que quando viu aquilo disse-lhe: "O vizinha, não se preocupe que eu apanho-lhe isso e ponho-lhe isso direito." Dito e feito. Apanhou, consertou e voltou a por o estendal e a roupa direitinhos, tal como estavam antes de terem caído à rua (imagino que fosse um estendal daqueles que se penduram em paredes). Tal amabilidade de uma pessoa que não a conhecia mas que a ajudou prontamente levou-a a pensar e a dizer na emissão de rádio "Diga-me uma coisa, isto não é Deus?.

No meu banco de passageiro sorri - com aqueles sorrisos que incluem ar que sai pelo nariz - e pensei "Que engraçado! É tão bonito quando vemos Deus nas acções de outras pessoas!" E, diz logo o taxista "Esta gente é que é engraçada. Lá ia ser Deus a fazer estas coisas! Deus lá faz alguma coisa.!A gente que não faça nada que bem se trama."

Não quis eu confrontá-lo com a minha crença, nem sequer dizer-lhe que não concordava nada com o que ele disse. Se calhar foi porque não gostei do tom que disse isto. Apenas lhe respondi: "Olhe que tem piada o que ela disse..." O senhor não me respondeu a isto, pois deve ter percebido que achei mesmo engraçado o facto da senhora ter visto Deus num acto daqueles, ou como ela disse também na emissão em relação ao rapaz  que lhe "parecia Jesus".

Não acho que seja Deus que pega em marionetas e as faz trabalhar, não. Mas, a capacidade de ver num acto de solidariedade, bondoso, um gesto de Deus é algo que me deixa sempre muito encantado. Por isso que acredito que Deus actua em nós. E sim, há gestos, há pessoas e situações com as quais nós - crentes - conseguimos dizer: "Foi Deus."