sábado, 10 de maio de 2008

Petição contra o acordo ortográfico

Assim foi o e-mail que acabei de enviar para aqueles contactos que tinha no meu gmail. Peço desculpa àqueles que não enviei, mas a funcionalidade de oragnização de contactos gmail não é lá muito boa. Passando ao que interessa, aqui vai o texto que enviei a muita gente, e não foram poucos, bastantes... :)

"Caros amigos, caros colegas

Estando eu num curso(Estudos Portugueses e Lusófonos) onde aprendo a importância da língua portuguesa, a sua riqueza e a sua evolução até aos nossos dias, custa-me ver que estamos prestes a assinar um acordo ortográfico que, entre muitas outras coisas, acaba com as particularidades que tornam uma língua tão especial, uma delas a sua História.
Sendo Portugal o país de origem do português(até parece parvo dizer, mas deve haver que não pense assim) acho lamentável os nossos responsáveis cederem a um país que desenvolveu uma outra vertente do português, também ela cheia de história, com particularidades especiais e, por isso, também ela especial e rica. É assim uma língua que sofreu outras influências e que vai ganhando a sua própria especificidade, o que até abrilhanta o panorama da Língua Portuguesa mundial.
Há muitos outros motivos porque não concordo com o acordo, um deles, outro importante para mim, é o facto de não poder aceitar que mudanças socio-linguísticas sejam transformadas em mudanças políticas. Faz-me lembrar o "appendix probi", mas numa versão muito mais negativa, a versão de impor algo que vai passar a ser "lei", ao passo que o Appendix era correcção de algo que estava mal...e aí pergunto: está o português(de Portugal) mal, para se mudar assim? Não. Apenas se muda para se fazer um jeitinho à economia brasileira! Certamente que teria muitas linhas para desenvolver este tema polémico, mas quedo-me por aqui.

Terminando, escrevi este e-mail apenas para fazer campanha pela petição contra o acordo ortográfico que foi criada por ilustres estudiosos da língua ou da cultura portuguesa.
(Ana Isabel Buescu, António Emiliano, António Lobo Xavier, Eduardo Lourenço, Helena Buescu, Jorge Morais Barbosa, José Pacheco Pereira, José da Silva Peneda, Laura Bulger, Luís Fagundes Duarte, Maria Alzira Seixo, Mário Cláudio, Miguel Veiga, Paulo Teixeira Pinto, Raul Miguel Rosado Fernandes, Vasco Graça Moura, Vítor Manuel Aguiar e Silva, Vitorino Barbosa de Magalhães Godinho e Zita Seabra)

Aqui vai o link. Defendo o que é meu(ou nosso, se assim entenderem), e o meu património cultural.

Petição -> http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

Despeço-me com cumprimentos em português do mundo :)

Abraço,

Fábio Pereira"

Sem comentários: