quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A Hora da Estrela



A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, é um drama a dois, mas não é um romance(de romântico). É um drama a dois na medida em que o narrador, Rodrigo, tem um papel quase tão relevante como Macabéa, a anti-heroína, que é "café frio", "capim"... e se vai construindo(o Rodrigo) com o que vai acontecendo à alagoana.
É impressionante como Clarice Lispector consegue envolver os sentimentos de quem lê com os sentimentos de um narrador que não se enquadra com a sociedade, Rodrigo S.M. e que tem inúmeras preocupações tão frequentes de um ser humano sensível e humanista.
A frase que adoptei para subtítulo, ou descrição do Blog, é precisamente deste livro(dita pelo Rodrigo S.M.), e para mim, que gosto muito de escrever e que acho a escrita um dos melhores refúgios que existe, as preocupações do Rodrigo, as inquietações metafísicas, a própria personalidade do Rodrigo é algo que me apaixona mesmo. Apesar das cabritices que de vez em quando faz com Macabéa(uma espécie de marioneta nas mãos do narrador), parece ser o único capaz de amar esta pobre mulher, apesar de só se ter cruzado com ela, interseccionando-se, num espelho. Para mim é o grande começo da trama. E quem conhece Clarice sabe a importância dos espelhos na sua obra... Esta mulher tinha alma, mesmo à grande, e é muito bom para mim partilhar inquietações com uma personagem(que não a é, é narrador) como o Rodrigo.
Leiam, o livro é pequeno, li-o numa noite, e vale muito a pena. A Hora da Estrela. Espectacular final, apesar de ter ficado revoltado...

A frase completa é esta, e é brilhante, para mim também.

"Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu morreria simbolicamente todos os dias."
A nossa Hora da Estrela parece coisa de Magia, finalmente nos tornaremos importantes para alguém, notícia. Vai que é tua Maca!

Já agora, fiquem em baixo com o trailer do filme que gostaria bem de ver... A Hora da Estrela.



Infelizmente, Rodrigo penso que não aparece no filme, seria complicado incluir um narrador, mas quem sabe alguém ainda o faça um dia!

Sem comentários: