quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Frei Fado d'El Rei



Ontem, andava a passear pela página de "música de língua portuguesa", a qual já consulto há muitos anos e que foi feita pelo meu professor JJ, e encontrei por lá letras dos Frei Fado d'El Rei.
Os Frei Fado d'El Rei são um grupo muito desconhecido no panorama nacional (não tocam pimba), no entanto tem uma música, para mim, deveras excelente. É um estilo de música medieval, que combina Flamenco, Fado, Música Popular e outras tantas vertentes. Tem na percussão um ritmo tão medieval que até faz sonhar!
É claro que eu não ouço esta música porque me acho um supra-intelectual. Nada disso. Mas a verdade é que conheço o fundador do grupo, e se virem algum concerto deles, um dos mais efusivos elementos, que vive a música que toca de uma maneira muito bonita. José Flávio Martins. Um jovem senhor muito simpático e que tem uma grande paixão por este grupo. É um dos que mais compôs para este grupo, letras ou músicas, e em qualquer lado que se conheça Frei Fado conhece-se este senhor. Através de um convite feito pelo José Flávio Martins assisti à gravação de um dos CD's dos Frei Fado em Leça do Balio, no mosteiro lá da zona, e confirmo que foi um "concerto memorável", como está escrito na página do grupo. Se tiverem oportunidade de os ouvir ao vivo não hesitem. Vale a pena. Em baixo coloco o vídeo do concerto de apresentação do último CD, chamado "Senhor Poeta", uma homenagem a José Afonso, o nosso querido Zeca. Não é, para mim, a melhor música deles, mas é a única completa que se encontra na internet.
Visitem o site, é muito engraçado, e podem descobrir todas as músicas deles, ainda que numa versão curta. Se procurarem no Google encontram também muita coisa - MySpace, Blog, etc. Era bom que eles tivessem mais meios de serem publicitados, porque têm grande qualidade...Mas em Portugal não há ouvidos, nem vontade de ouvir este tipo de música...Pena!
Aqui vai a viagem no tempo...



Sem comentários: