segunda-feira, 2 de março de 2009

Cicerone

A Liliana está cá de férias e, entre as nossas conversas em italiano/inglês, entre eu falar português ou ela falar só italiano, entre a minha tia falar em francês com ela, a minha mãe e o meu pai com gestos e o meu irmão grunhir cada vez que tem que falar inglês, eu diria que a barreira linguística é facilmente ultrapassada.

No entanto, consegui reparar numa coisa muito simples: Não sou um bom Cicerone!

"Fábio, tomorrow we will get up early to see the city?"
"Hmm?? Tou lixado!"

(:

4 comentários:

Angela disse...

Pobre Liliana!!

tão fraquinho Fábio! tão fraquinho!! :)

a verdadeira história da estátua das duas caras:

"Existem duas versões diferentes sobre a razão de ser desta figura.
A primeira versão tem um carácter pejorativo sem qualquer sustentabilidade factual, em que se pretende atribuir duplicidade de carácter ao povo de Guimarães.
A segunda versão está relacionada com um episódio do século XV, que conta que logo após a conquista de Ceuta, Dom João I, temendo o contra-ataque dos marroquinos, dividiu a defesa das muralhas da cidade em duas partes, atribuindo uma frente (“cara”) às tropas de Guimarães e a outra às de Barcelos. Conta a lenda que quando os homens de Barcelos avistaram o inimigo logo se puseram em fuga, deixando os vimaranenses à sua sorte. As tropas de Guimarães dividiram-se pelas duas frentes (“duas caras”), e conseguiram assim evitar que os marroquinos recuperassem o domínio da cidade de Ceuta." [http://d-afonsohenriques.blogspot.com/2009/02/o-guimaraes-o-homem-das-duas-caras.html]


esclarecido? :) ai que incultura!!

**

Fábio Pereira disse...

Eu não preciso de ler Blogs para saber essa historieta!! :P

Angela disse...

a verdade é que nao sabias !! foi só para te informar formalmente..
valorize mas é a boa vontade das pessoas!! :)

e a verdade é que não sabias correctamente a história seu fracote!! :p

[nao digo mais nada!!]

IN disse...

lool estava aqui a ler uns quantos posts teus e este fez-me rir na parte do 'entre eu falar português ou ela falar só italiano, entre a minha tia falar em francês com ela, a minha mãe e o meu pai com gestos e o meu irmão grunhir cada vez que tem que falar inglês' enfim :D
Vi um post de 2006, Paris, fui lá este ano, achei a cidade igual a lisboa, aliás achei os franceses iguais aos portugueses, e de facto tive pena de ter passado apenas 4 horas no louvre e não ter visto quase nada, mas enfim ao menos vi a giraça da Lisa. Em simultaneo tambem tive pena de nao passear mais, mas a vida não são dois dias e qlq dia volto lá :D até porque cometi o pecado de não subir à torre eiffel!

see ya*