domingo, 26 de agosto de 2007

Grécia em chamas!


Cerca de 50% da Grécia está a arder, naquela que é, sem dúvida, a pior vaga de incêndios neste país.Há cerca de 40 frentes de fogo e o mais engraçado é que há provas que muitas destas frentes foram provocadas por mão criminosa. Eu gostava de perguntar: O que é que esta gente tem na cabeça quando pensa em arder com um monte e colocar em perigo uma data de gente? Ou mais: O que é que esta gente estará a pensar quando vê as imagens que correm o mundo dando conta que o SEU país está completamente em chamas?
Há coisas que me transcendem...


Este tempo dá-me vontade de escrever, mas quem precisava de chuva não éramos nós...

1 comentário:

Rosa Félix disse...

O que é que esta gente tem na cabeça? Ainda não percebeste? Cifrões à frente dos olhos.
TOda a gente sabe que um incêndio é um espectáculo da natureza, mas não é apenas o espectáculo que leva os criminosos a meterem fogo em todos os lados (às vezes até é...), é o dinheiro!
Desde pilotos-bombeiros que recebem à hora de trabalho, e quando mais fogos para apagarem, mais dinheiro recebem; passando por doenças psiquiátricas, e terminando, no mais importante, na especulação imobiliária. A política de solos e de terrenos - é uma vantagem! A alteração drástica de um solo permite por vezes para passar da categoria de "agrícola" para "urbanizável" (rende lucros de mais de 1000%!).
Não foi por acaso que há 15 anos se fez uma lei que proibia a construção em áreas florestais ardidas não classificadas como solos urbanos. (lê mais em Territorialmente - um outro blog onde escrevo).
Esta questão de queimar o que é meu para lucrar com isso é muito vantajosa!

É por causa do dinheiro que há poucos anos Portugal ficou com 11% da sua área completamente em cinzas. E quem é que ficou a ganhar com isso? ninguém, pensas tu ingenuamente.
Quando vêm a oportunidade de queimar (sem serem apanhados) durante a época de incêndios, enquanto a confusão é muita e em 300 fogos nenhum PJ se vai dar ao trabalho de investigar se é de mão criminosa, surgem fogos em todo o lado, e reacendimentos! (muitas vezes provocados pelos criminosos ou mesmo pelos bombeiros, falo de casos que conheço!). Cria-se assim uma bola-de-fogo cíclica. Começa um fogo "por acaso", começam outros 200 "por acaso". É por isso que às vezes temos tantos fogos num ano e noutro ano quase não temos nenhuns, para os gajos não darem nas vistas em actos isolados.

Infelizmente, caro amigo, é tudo uma questão de dinheiro.