quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Thursday

Ah, e amanhã que dia será?

"Thursday I don't care about you"

"Thursday doesn't even start"

"Thursday never looking back" 

"Thursday watch the walls instead"

I don't care! Friday I'm in love!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Eureka!

A passagem do filme Rio Bravo no CCVF, em Guimarães, despertou cá em casa mais uma conversa sobre "có -bóis"! Falando com o meu pai, grande fá de John Wayne, tentávamos (eu e o meu irmão) saber como se brincava aos "có-bóis". Acho que o importante era mesmo inventar um nome, ou pegar num nome de um actor e representar o papel de bom da fita - O mata índios - "Có-Bói".
O meu pai parece que era o John Wayne - o que é um orgulho... se a memória dele for verdadeira e não romântica para pensar que fazia sempre de grande herói (ainda bem que não fazia de James Dean, senão gabava-se da beleza). O outro nome que ouvimos que nem sei se existe soa a "Johny Mula". Ou era o Manel - amigo do meu pai - que inventava nomes destes, como o mítico Johny Mula (atenção! Para mim passou a existir um Johny Mula), ou então existe alguém com um nome muito parecido com o sujeito em cima.

Mas a grande descoberta, a Eureka da noite, surgiu quando lhe perguntei:

"- Oh pai, onde é que era o faroeste?
" E responde-me o meu pai, com naturalidade e seriedade: - Era onde é o Estádio do Vitória."

Eia! Está percebido o sentido da coisa. Aquilo ainda agora é o faroeste, e faroeste que é faroeste não se livra da fama... Andam lá espíritos índios a voar e há cada vez menosJohn Waynes. Ainda ontem, foram só índios, mas o Rui Wayne Miguel conseguiu impor algum respeito, mesmo na cartuchada final... Menos mal. Calámos alguns índios, principalmente um que andava pelo meio do faroeste, vestido de amarelo! Bandido!

Na imagem: Moreno, Nuno Assis e Rui Miguel

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ai Saramago

Ainda bem que o "livro de maus costumes" ontem me desafiava a amar o meu inimigo, ou a amar os excluídos. É claramente um mau costume. Só uma má pessoa consegue isso.

Tenho pena de ti Saramago, que não consigas ver e sentir o Deus que eu vejo. O Deus verdadeiro. O Deus que nos é mostrado por Cristo, seu filho.

Perde-te lá nas noções dos deuses cruéis que a mim não me impressionas nem incomodas. Pobre de ti. Para o que vale, tens uma imaginação bem melhor do que a tua orientação ideológica. Mas pronto, cada burro com sua mania.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Shimbalaiê (Achei que merecia um post)


"Ser capitã desse mundo
Poder rodar sem fronteiras
Viver um ano em segundos
Não achar sonhos besteira"
PS: Já agora, a música foi composta quando Maria tinha 10 anos e gravada com 12 anos! Obra! Aqui está uma entrevista engraçada!

Farto da perseguição de uma reles novela

Esta semana saquei também um cd de alguém que eu julgava desconhecida. Tenho ouvido um pouco do CD mas fiquei-me repetidamente numa música, onde também já "guitarro!" Chama-se Maria Gádu a menina que interpreta o tema "Shimbalaiê". Se a versão estúdio é boa, a versão ao vivo encantou-me ainda mais!

Porém, hoje, e pela segunda vez, depois de Gato Fedorento a TV ficou ligada na SIC. Passado um pouco de começar a novela, estando eu na casa de banho a lavar as mãos (agora dizem para fazermos isso muito...) oiço "Shimbalaiê", e penso! Irra, pela segunda vez que ando com uma música brasileira na cabeça ela aparece numa novela da SIC que ainda nem sei o nome? Bela perseguição! Numa coisa concordo, - Bela banda sonora!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

I'll go crazy if I don't go crazy tonight



Eu bem sabia que não era difícil voltar a viciar numa música dos U2 - a melhor do CD para mim. É desde há muitos anos a minha banda preferida e certamente continuará a ser... Agora ,só me faltam os bilhetes para ver uma performance como esta daqui a um ano, e completar uma espécie de sonho!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A vida é uma grande ilusão

E andava eu com esta música na cabeça - "Sei lá, a vida é uma grande ilusão" - e no fim de jantar começa uma novela da SIC com esta mesma música no genérico. Fiquei assim "Ah!?". No outro dia vi um concerto de Vinicius, Tom Jobim e Toquinho no Mezzo que foi fabuloso. Voltei a encontrar no youtube e aí fica uma linda parte - Garota de Ipanema e Sei lá. Mágico! Sim, convém dizer que sou um grande admirador de Vinicius de Moraes, "poeta e diplomata, o branco mais preto do Brasil"!

Tem dias que eu fico pensando na vida
E sinceramente não vejo saída
Como é por exemplo que dá pra entender
A gente mal nasce e começa a morrer
Depois da chegada vem sempre a partida
Porque não há nada sem separação

Sei lá, sei lá
A vida é uma grande ilusão
Sei lá, Sei lá
A vida tem sempre razão

A gente nem sabe que males se apronta
Fazendo de conta, fingindo esquecer
Que nada renasce antes que se acabe
E o sol que desponta tem que anoitecer
De nada adianta ficar-se de fora
A hora do sim é o descuido do não

Sei lá, sei lá
Só sei que é preciso paixão
Sei lá, sei lá
A vida tem sempre razão

terça-feira, 6 de outubro de 2009

"A sério? Tás a gozar!"


1095.
É este o número do meu convívio. Às vezes esqueço-me, é verdade. Mas não interessa isto.

Hoje fui a mais um encerramento, em Vila Verde, curiosamente, a cidade onde tinha ido pela primeira vez ver um encerramento...
Já temos mais duas convivas no nosso grupo de jovens, a Filipa e a Vanessa... E em todos os momentos daquele encerramento só pensava no meu. Na maluqueira que foi, na intensidade de alguns momentos, mas ,principalmente ,de quanto me diverti no Convívio Fraterno. Hoje revi algumas pessoas desse meu convívio e foi mesmo bom. Quando ia para lá não estava naquela onda de encontrar muita gente, e que me fizessem muitas perguntas... Mas, foi bom estar com eles. Até conheci a mãe do Yefer e do Larry, uma simpática Venezuelana que durante uma bonita e curta conversa me diz "Até quando caímos é bem mais fácil levantarmo-nos com a ajuda de Deus".
Entretanto, também tive que ser eu a contar-lhes da opção da Ângela, pois todos me perguntaram por ela... Até a Sãozinha perguntou, e de uma forma tão querida (própria da Sãozinha) que nem consigo escrever cá... O comum disto tudo foi ninguém acreditar à primeira.
Enfim. Foi uma noite bonita, sim. Penso que, tanto eu como o Talina, o Emanuel e a Joana (e a Carla?!) nos divertimos hoje, e isso foi o mais importante! A viagem para cá também ela foi bastante agradável, falando de literatura e de cinema... Mas, uma vez mais, só me lembrava do meu convívio. Era inevitável...

E assim termino, deixando uma sugestão aos meus caros colegas e amigos convivas que passam por este Blogue: Parem dois minutos para se lembrarem do vosso convívio. A sério. O objectivo não é pensarem se são boas ou más pessoas, e se se comprometeram a fazer coisas de que desistiram, mas é sim para pensarem nos momentos de felicidade desse mesmo convívio.
O meu foi bem feliz, espero que o vosso também tenha sido.