quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Foi Deus?


Aconteceu agora mesmo.

Vindo para casa em mais um táxi - estou farto de gastar dinheiro em transportes - ouvia a Rádio Renascença, estação ligada na carripana do homem, e estava uma senhora a falar de experiências marcantes. Falava muito e entretanto meteu pelo meio uma história. Era mais ou menos assim:

Um dia caiu-lhe um estendal na rua e ficou tudo em pantanas. A roupa, o estendal... tudo. A senhora tinha um vizinho que vivia nessa casa há meio mês, um jovem com pouco mais de 18 anos que quando viu aquilo disse-lhe: "O vizinha, não se preocupe que eu apanho-lhe isso e ponho-lhe isso direito." Dito e feito. Apanhou, consertou e voltou a por o estendal e a roupa direitinhos, tal como estavam antes de terem caído à rua (imagino que fosse um estendal daqueles que se penduram em paredes). Tal amabilidade de uma pessoa que não a conhecia mas que a ajudou prontamente levou-a a pensar e a dizer na emissão de rádio "Diga-me uma coisa, isto não é Deus?.

No meu banco de passageiro sorri - com aqueles sorrisos que incluem ar que sai pelo nariz - e pensei "Que engraçado! É tão bonito quando vemos Deus nas acções de outras pessoas!" E, diz logo o taxista "Esta gente é que é engraçada. Lá ia ser Deus a fazer estas coisas! Deus lá faz alguma coisa.!A gente que não faça nada que bem se trama."

Não quis eu confrontá-lo com a minha crença, nem sequer dizer-lhe que não concordava nada com o que ele disse. Se calhar foi porque não gostei do tom que disse isto. Apenas lhe respondi: "Olhe que tem piada o que ela disse..." O senhor não me respondeu a isto, pois deve ter percebido que achei mesmo engraçado o facto da senhora ter visto Deus num acto daqueles, ou como ela disse também na emissão em relação ao rapaz  que lhe "parecia Jesus".

Não acho que seja Deus que pega em marionetas e as faz trabalhar, não. Mas, a capacidade de ver num acto de solidariedade, bondoso, um gesto de Deus é algo que me deixa sempre muito encantado. Por isso que acredito que Deus actua em nós. E sim, há gestos, há pessoas e situações com as quais nós - crentes - conseguimos dizer: "Foi Deus."

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Kart Cross e Car Drift em Urgezes

Para além das muitas fotos que tirei, das entrevistas, das conversas engraçadas e da adrenalina que senti, ainda pude experimentar o terreno de jogo numa Nissan Pickup. Essa coisa aí em baixo na foto. Foi muito bom. Espero para a próxima poder experimentar o Celica, o ex-libris desta malta. Foi um prazer receber cá em Urgezes estes apaixonados do desporto automóvel. Obrigado por contribuírem para uma nobre causa de solidariedade (Sim, este show serviu para angariar uma porrada de comida para entregar a famílias carenciadas neste Natal). Venha a próxima!



sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Nothing ever happens



"I'm turning my head up and down
I'm turning turning turning turning turning around
And all that I can see is just another lemon tree"

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Quando menos esperas

Lá encontrei a música final do filme "A esperança está onde menos se espera", de Joaquim Leitão. A música, essa, é de Sir Scratch e foi produzida pelo Samuel, o Kid. Apesar do filme não ser nada de especial, tem grandes planos e grandes partes... É pena só que a história no global se paute por um lamechismo sem fim. Ainda assim safa-se também esta música final, bastante fácil de ficar no ouvido.




quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Os 75 anos da Acção Católica

Estive para escrever cá no passado domingo, a propósito do Aniversário da Acção Católica, ou melhor, do dia em que se festejou os 75 anos desta. Foi um prazer ter ido ao Porto naquele dia, não só pelo convívio com os restantes militantes do MCE que lá se encontravam, mas por ver tanta gente da Acção Católica, incluindo algumas caras que já não via há alguns tempos.
Como militante antigo do MCE, para mim a Acção Católica, a sua história e o seu contributo claro para o futuro da Igreja e do país são coisas que tenho bastante presentes. E foi bom ouvir um perito sobre "Acção Católica" - parece estranho existir tal -, Paulo Fontes, que foi militante do MCE mesmo no início (transitou da JEC se não me engano), e, como disse a pessoa que o introduziu, "foi o primeiro coordenador do MCE depois da junção entre JEC e JUC."

Depois, foi a vez do Bispo do Porto, D. António Clemente, discursar sobre a importância da Acção Católica, principalmente, no trabalho laical. E foi, provavelmente, a intervenção de que mais gostei. Clareza de ideias, um discurso fluído e perceptível onde foi falando de alguns podres da Igreja actual, com piadas pelo meio. Ainda ontem me lembrei de uma muito boa: a Fábrica da Igreja, que para ele deveria existir não para fazer edifícios e construcções mas para "fazer filhos de Deus - é para isso que serve a Fábrica - fabricar filhos de Deus". Também enviou alguns recados a padres, bispos e leigos, inclusivé os da Acção Católica.

A verdade é que conheço muita gente da Acção Católica que vive em constante luta armada - queixam-se que a Igreja não nos liga, que não nos apoia, que não nos dá Padres... Enfim, algumas até podem ter algum fundo de verdade, eu concordo, mas estamos na altura de passar a ter outra mentalidade. A mentalidade de luta da Acção Católica tem que ter uma componente de esperança e fé - afinal é Católica esta Acção. O futuro dos Cristãos passa por acreditarem que podem fazer muito com o pouco que têm. Penso que não há outra forma. E se nos identificamos com aqueles que menos têm e que mais sofrem, que moral teremos nós de exigir tanto quando acreditamos que os têm tão pouco podem também conseguir uma vida melhor, se forem preserverantes na fé e na esperança? O testemunho de Esperança; As pontes de Esperança com Outros; A encarnação dos valores de Cristo... é por isto que teremos de nos pautar. Ainda assim, não esquecendo a luta, não por nós, Movimentos, mas pelos que menos têm, pelos que mais precisam. A luta e a História não podem mesmo ser travadas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tudo ao molho e fé em Deus

Estou farto de "bola para a frente", tudo ao molho e fé em Deus. E não, não me refiro ao Vitória. Irra! Será difícil pensar nas coisas antes de as fazer? Planear, preparar, precaver... Fogo! Era uma lista infindável de verbos acabados em -ar e -er que só me andam a ***er o juízo. Deus queira que eu não seja assim. Serei?
"A mim que me importa" - diria o Aleixo.



domingo, 1 de novembro de 2009

I know you're somewhere out there...



Adoro a música e adoro o clip. E depois é Londres... sinceramente, para uma música assim, a cidade está perfeita! E tudo assim faz sentido.

Oh, hold still for a moment and I'll find you
I'm so close, I'm just a small step behind you girl
And I could hold you if you just stood still